2006
Corpo Brinca - Corpo Dança surgiu institucionalmente como um Projeto de Extensão do Departamento de Artes e Humanidades, na Universidade Federal de Viçosa, idealizado e coordenado pela professora do Curso de Dança, Dra. em Educação Laura Pronsato. Nesse ano contou com uma equipe extensa de colaboradores, sendo que as propostas foram aplicadas pela coordenadora.
Na foto: Oficina com as crianças na UFV.

©CBCD

©CBCD
2007
O projeto continuou a desenvolver ações de extensão, pesquisa e ensino por meio de financiamento de bolsa de extensão tendo como base de seu trabalho a relação com as danças das manifestações da cultura popular, jogos teatrais e jogos de rua. A intenção, era repensar o conceito da dança, baseado no desenvolvimento da espontaneidade criativa, aliada a temas transversais, principalmente para pensar a Educação Ambiental - temática que surge da relação com o Programa Cuidação, sob coordenação do prof Willer Barbosa e do Projeto de Iniciação Científica Educação Ambiental e Corporal, orientado pelo prof. Dileno Dustan (Departamento de Educação/UFV).
Na foto: Oficina com as crianças na escola.
2008-2009
O projeto começa a tomar outros rumos. A temática das manifestações de dança da Cultura Popular Brasileira deixa de ser foco principal e se abrem ainda mais possibilidades inter e transdiciplinares a partir de relações estabelecidas com os cursos de Educação, Economia Rural e Geografia. Deste modo, as atividades Corpo Brinca - Corpo Dança foram levadas as escolas através de projetos como: Projeto de Extensão "Corpo Brinca - Corpo Dança", Projeto de Pesquisa “Dança e Literatura: contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e criativos”; “O ensino das artes consolidando a educação ambiental em crianças de ensino público e fundamental de Viçosa” e “Educação Ambiental e Corporal”.
Na foto: Oficina com as crianças na escola.

©CBCD

©CBCD
2015
Após seu retorno Laura Pronsato assume a coordenação do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) que promove uma interface entre a universidade e as escolas de Viçosa - MG, onde a metodologia do Corpo Brinca - Corpo Dança passa a ser aplicada. A atuação nesse ano se dá na Escola Estadual Madre Santa Face.
Na foto: Oficina para professoras na sede do Curso de Dança-UFV.
2016
Nas fotos: Evento de encerramento do PIBID na Escola Estadual Madre Santa Face.
2017-2019
Nesse período o CBCD não realizou projetos, todavia foram oferecidas oficinas na sede do Curso de Dança - UFV.
(organize as imagens)
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() |
Nossa Equipe 2021-2022
.png)
Laura Pronsato
Idealizadora e Coordenadora do Corpo Brinca - Corpo Dança
Orientadora do projeto de pesquisa Pibic/CNPq 2021-2022 "Corpo brinca- corpo dança: inventividades sobre o ensino da dança via TDIC's"
Professora na Universidade Federal de Viçosa
Mestre em Artes e Graduada em Dança/ Unicamp
Doutora em Educação/ Unicamp

Andrea Bergallo
Orientadora do projeto de pesquisa Pibic/CNPq 2021-2022 "Corpo Brinca - Corpo Dança: inventividades sobre o ensino da dança via TDIC's"
Professora na Universidade Federal de Viçosa
Mestre em Educação Física, Cultura e Lazer/Universidade Gama Filho
Doutorado em Motricidade Humana/Dança/ Universidade de Lisboa - Portugal

Kauanne Martins
Bolsista do projeto de pesquisa Pibic/CNPq 2021-2022 "Corpo Brinca - Corpo Dança: inventividades sobre o ensino da dança via TDIC's"
Graduanda em Dança pela Universidade Federal de Viçosa

Larissa
Lose
Bolsista do projeto de pesquisa Pibic/CNPq 2021-2022 "Corpo Brinca - Corpo Dança: inventividades sobre o ensino da dança via TDIC's"
Graduanda em Dança pela Universidade Federal de Viçosa